O Projeto

“Solidariedade é o amor em movimento”. Com este lema os Cartórios de Minas Gerais dão início à campanha “Cartórios por Brumadinho”, que visa arrecadar fundos para as vítimas da tragédia ocorrida no último dia 25 de janeiro com o rompimento da Barragem da Vela, na cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Até o momento, as autoridades confirmaram mais de 130 mortes. Ainda de acordo com os dados oficiais, 192 pessoas foram resgatadas com vida e outras 135 estão desabrigadas.

Por meio desta iniciativa os 3003 Cartórios de Notas e de Registro de Minas Gerais, presentes em todos os 853 municípios mineiros, poderão doar valores em dinheiro – através do depósito de qualquer quantia – em uma conta corrente aberta pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus – Anoreg/MG) para ajudar às vítimas dessa tragédia.

Os valores arrecadados serão utilizados para auxiliar os moradores atingidos a ter seus documentos pessoais, assim como as escrituras e registros de suas propriedades, ou ainda subsidiando os custos com documentação para a regularização imobiliária de novas moradias.

Com esta Campanha, todos os registradores e tabeliães do Estado pretendem colaborar ao máximo com a causa, que ajudará muitas famílias afetadas por essa tragédia.

Faça parte:
“Quando somos bons para os outros somos ainda melhores para nós”, Benjamin Franklin.

Confira mais sobre o projeto acompanhando as nossas redes sociais!

O papel do Cartório na sociedade

Presentes em todo o Estado de Minas Gerais, as 3003 serventias extrajudiciais mineiras fazem parte da história e do cotidiano de toda a população desde o nascimento até a morte, isto é, garantindo sempre autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Os serviços extrajudiciais são considerados o melhor caminho aqueles que desejam um serviço rápido e seguro. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, no final de 2016, os Cartórios são as instituições mais confiáveis do País, dentre todas as instituições públicas e privadas avaliadas.

Sobre a cidade de Brumadinho

Fundada em 17 de dezembro de 1938, Brumadinho é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e sua população estimada é de pouco mais de 39 mil habitantes.

Conhecido por seus grandes mananciais de água e pelo relevo montanhoso, o município tem como sua principal fonte de renda a mineração, além de possuir muitos atrativos turísticos. A cidade engloba vários conjuntos paisagísticos e que são considerados patrimônios históricos tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.